segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Jogo inspirado no filme 'Scott Pilgrim' faz tributo ao passado

Posted by Clube Scott PIlgrim On 09:51 0 comentários

Eduardo Stuart

Crédito: Divulgação

RIO - Apesar da inexplicável falta de interesse das grandes produtoras em trazer para as novas plataformas os outrora populares jogos de pancadaria de rua, gênero imortalizado por clássicos como "Double Dragon" e "Final Fight" (entre outros tantos devoradores de fichas nas antigas casas de fliperama), ainda há esperanças para aqueles que têm saudades de distribuir socos e pontapés virtuais contra uma infinidade de maus elementos. A Ubisoft acertou na mosca ao criar um tributo dedicado aos jogadores das antigas, livremente inspirado nos eventos retratados pelo filme "Scott Pilgrim Contra o Mundo", previsto para estrear nos cinemas a partir de 15 de outubro. O protagonista é o descolado personagem dos quadrinhos criado por Bryan Lee O'Malley.

Com uma mecânica similar aos mais expressivos clássicos do "beat'em up" (incluindo ícones da era dos consoles de 8 e 16 bits, como "River City Ransom" e "Streets of Rage"), o desafio é curioso: em vez de resgatar a mocinha das garras de perigosas gangues de sequestradores, um dos mais comuns clichês do gênero, o herói, um jovem contrabaixista perdidamente apaixonado por Ramona Flowers, deverá combater todos os sete ex-namorados da moça para conseguir namorá-la em paz. Fácil? Que nada! Como todos têm uma legião de amigos determinados a interromper os planos de Pilgrim, a única solução é o enfrentamento físico em uma intensa - e dolorosa - jornada pelos pontos de encontro da juventude no Canadá.

E vale quase tudo para conseguir completar todos os sete estágios: desferir golpes que ficam cada vez mais sofisticados à medida que o personagem acumula experiência e sobe de nível; usar como arma os variados elementos que estão espalhados pelos cenários, incluindo latas de lixo, garrafas, tacos de beisebol e até os próprios inimigos, quando estiverem desmaiados; recorrer ao auxílio dos poderes especiais que podem derrubar agrupamentos inteiros de oponentes; coletar as moedas deixadas pelos inimigos ao serem abatidos, gastando-as nas lojas e restaurantes para incrementar as habilidades e os níveis de saúde e resistência; e, claro, estudar os movimentos realizados por cada um dos chefões de fase para definir uma estratégia capaz de abatê-los (pressionar os botões sem nenhum critério raramente o levará para a vitória).

Percorrer a cidade em companhia de outros três jogadores, que podem assumir as funções de Ramona, Kim Pine e Stephen Stills (além dos destraváveis Mr. Chau e Nega-Scott), também é uma excelente sacada. Cada um apresenta um repertório próprio de golpes e truques, e essa modalidade incentiva os participantes a orquestrar sua ações nos momentos mais intensos, visando a produzir ataques ainda melhores. A bola fora, nesse caso, é que não há suporte para as partidas em rede, sendo que todos os quatro devem usar o mesmo console - uma limitação imperdoável se considerarmos a vocação dos atuais consoles para promover emocionantes batalhas online.

Crédito: Divulgação

Tentar descobrir as inúmeras referências ao universo dos games, do cinema e até da música é outro grande barato. Com citações que vão desde as mais escancaradas referências, como a divertida paródia da mensagem de advertência apresentada nos arcades, até as mais sutis, como o mapa da cidade que relembra a seleção de área de "Super Mario Bros.", além dos estágios bônus com defeitos propositais nos sprites (reproduzindo as falhas que ocorriam nos cartuchos com mau contato), o título certamente trará uma emocionante viagem ao passado a todos os veteranos. Isso, claro, sem alienar os novatos.

Os gráficos, mesmo sendo bidimensionais, são bem construídos e não deixam de ser modernos, ao contrário dos outros títulos, que abusam da simplicidade ao recriar a atmosfera dos jogos antigos. A movimentação dos personagens chama a atenção pela naturalidade, assim como a variedade de temas dos cenários e a excelente trilha sonora, que ficou a cargo da banda Anamanaguchi (especializada em reproduzir músicas no estilo dos consoles de 8 bits).

Mas nem tudo é positivo. Tanto no Xbox 360, quanto no PlayStation 3, o jogo apresenta alguns problemas, como congelamentos aleatórios e momentos que beiram o caos quando há quatro jogadores participando simultaneamente. Nada que não possa ser resolvido com uma aguardada atualização.

"Scott Pilgrim vs. The World" ( pilgrimworld.notlong.com ) é uma das surpresas do ano. Não deixe de experimentar a versão demo, que já está disponível para ambas as plataformas nas suas redes de distribuição de conteúdo.

Fonte:Extra Online

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